Você correria o risco de sacrificar “o que mais valoriza na vida” para conquistar “o que mais deseja agora”?
Você escolheria ter cem reais agora ou cento e cinquenta reais no ano que vem?
Na disputa entre o “menor imediato” e o “maior futuro”, a ansiedade frequentemente supera a prudência.
Na Economia Comportamental, a ciência que estuda como gerenciamos recursos escassos, destaca-se o conceito de Desconto Hiperbólico. Este conceito explica como tendemos a valorizar menos os benefícios futuros quando somos impacientes, preferindo gratificações imediatas. Simplificando, o Desconto Hiperbólico é a tendência de aplicar um “desconto” maior ao valor de recompensas futuras, quanto mais distantes no tempo elas estiverem.
Quanto mais impaciente a pessoa, maior é o desconto aplicado ao valor que ela atribui ao futuro.
Refletir sobre isso me oferece uma nova interpretação de Romanos 3:
3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz paciência, 4 E a paciência, experiência, e a experiência, esperança.
As dificuldades que enfrentamos na vida são, na maioria das vezes, resultado da escolha do “menor imediato”. Portanto, o segredo é cultivar mais “paciência” para dar mais valor ao “maior futuro”. Possuir essa paciência demonstra nossa experiência e essa experiência nos dá a base para manter a esperança.
A Esperança, vale lembrar, difere do Desespero apenas pelo horizonte de tempo considerado. Um problema visto sob a ótica do imediatismo é percebido como desespero. Com o tempo, qualquer problema se transforma em esperança.
As aplicações dessa ideia são muitas… Nas nossas empresas e nas nossas vidas.
Você correria o risco de sacrificar “o que mais valoriza na vida” para conquistar “o que mais deseja agora”? Paciência.