blog do

Ignorância e Ineptitude

Duas causas comuns para o erro: ignorância e ineptidão.

A ignorância acontece quando não sabemos algo, o que nos leva a não fazer o necessário. Ou, se fazemos, não fazemos do jeito certo. Erro todos os dias por ignorância. Aliás, acho que uma das lições da maturidade é entender que há muito mais do que não sabemos do que de coisas que sabemos. Sócrates disse que a sabedoria começa na reflexão sobre a própria ignorância.

A ineptidão ocorre quando sabemos o que precisa ser feito e como fazer, mas, por alguma razão, não fazemos. Outro dia, um colega, ao preparar uma “live”, contou que muitos dos erros que cometeu poderiam ter sido evitados. Tudo era coisa que ele já sabia. Pura e simples ineptidão. Falamos que um “checklist” pode ajudar nas próximas.

Dói quando preciso lidar com as consequências de coisas que já havia antecipado. Falo para as pessoas sobre como mitigar ou evitar. Mas, por alguma razão, elas ignoram. Resultado? Muitas vezes eu preciso corrigir o que não precisaria ser corrigido se eu tivesse sido ouvido. Gostaria de dizer que é só sobre os outros. Mas, muitas vezes, eu também “me ignoro”.

Alguns dizem que a ignorância é uma bênção. Talvez seja, porque sem ela, só resta reconhecer a ineptidão. A ineptidão demonstra nossa indisciplina, descuido, desleixo ou pura falta de responsabilidade.

Quando erro por ignorância, vejo uma oportunidade. Difícil é aceitar meus erros quando o problema é a ineptidão. É importante buscar fazer as coisas certas, que já sabemos.

14/07/2024
0
Would love your thoughts, please comment.x