blog do

Superando a “resistência”

Outro dia, vi quantas horas eu gastava todos os dias no celular, só com videozinhos e joguinhos. De onde vem esse tempo, se eu vivo dizendo que não tenho tempo?

Ler aquele livro ou assistir àquele curso nunca cabe no meu dia. Mas basta abrir um videozinho bobo, e o editor da linha do tempo da vida vem e me rouba horas.

Steven Pressfield escreveu um livro que explica bem por que isso acontece. Segundo ele, existe uma tal de “resistência” que dificulta o que é essencial e facilita o que não agrega — ou até atrapalha. É uma espécie de força invisível, sempre à espreita, pronta para se manifestar. Mas, sem engano: ela nunca me vence, sou eu que perco para ela.

Embora imortal, a “resistência” não é imbatível. Para vencê-la, Pressfield ensina, basta disciplina profissional. A mesma que faz muitos de nós sair da cama todos os dias para “bater ponto” em empregos que nem gostamos tanto assim. Ser compromissado conosco da mesma forma que somos com os outros.

Não deveria ser difícil, mas é. Parece que temos um menosprezo inconsciente pelo que realmente nos importa. Em última instância, demonstramos menosprezo por nós mesmos.

O que você não poderia deixar de fazer hoje, mas provavelmente vai?

11/02/2025

Deixe seu comentário

guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x